O auto de consignação da empreitada de adaptação da infraestrutura do troço suburbano do Sistema de Mobilidade do Mondego entre o Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), será formalizado esta sexta-feira. A cerimónia, que inicia as 11 horas, irá contar com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

A empreitada com o valor de 237 milhões de euros tem um prazo de execução de 18 meses.

Às 12:30, é consignada a empreitada de abertura do canal na Baixa de Coimbra que irá permitir a execução da Linha do Hospital.

Esta segunda cerimónia, presidida por Pedro Nuno Santos, vai decorrer na praça 8 de Maio, junto aos Paços do Concelho de Coimbra. Num investimento superior a 3,5 milhões de euros e com prazo de execução 23 meses, consiste na reconstrução de vários imóveis e a construção do edifício-ponte que irá permitir a passagem do metrobus.

A Linha do Hospital ligará a linha centenária da Lousã e Baixa da cidade, agora com viaturas do tipo “metrobus”, à zona de Celas, onde se situam os principais hospitais públicos da região Centro, além das faculdades de Medicina e Farmácia e vários institutos de investigação ligados à Universidade de Coimbra.