O uruguaio Mauricio Moreira, da Glassdrive-Q8-Anicolor, venceu a 83.ª edição da Volta a Portugal A Bicicleta, depois de ganhar o contrarrelógio da 10.ª e última etapa, entre o Porto e Vila Nova de Gaia. Moreira venceu o ‘crono’, com o tempo de 25.07 minutos, menos 20 segundos do que o colega de equipa, António Carvalho, e 1.04 do que o espanhol Alejandro Marque, da equipa Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.

Depois de ter sido segundo em 2021, Maurício Moreira conquistou a primeira vitória na Volta a Portugal, ao ultrapassar o companheiro de equipa, Frederico Figueiredo, que terminou em segundo, a 1.09 minutos. Na terceira posição acabou outro ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor, o português António Carvalho, a 2.35 minutos.

Ainda em termos individuais, Scott McGill foi o primeiro, na classificação por Pontos; Frederico Figueiredo venceu a Montanha e o prémio de Melhor Português; Jokin Murguialday, ganhou o prémio Juventude e Maurício Moreira foi o primeiro no prémio Combinado. Por equipas, a Glassdrive-Q8-Anicolor levou a melhor, à frente da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel e da Rádio Popular-Paredes-Boavista. Em relação às equipas da região, a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados alcançou o quinto lugar e a Efapel Cycling ficou na décima posição.