Mais de três milhões de pessoas morreram devido à Covid-19 em todo o mundo, desde dezembro de 2019. Estes são dados avançados, este sábado, pela agência de notícias AFP a partir de dados fornecidos pelas autoridades de saúde.

Após um ligeiro abrandamento em março, o número de mortes diárias está a aumentar novamente no mundo, com uma média de mais de 12 mil óbitos diários na semana passada, aproximando-se das 14.500 mortes diárias registadas no final de janeiro.

Mais de 139 milhões de casos foram registados em todo o mundo desde o início da pandemia, incluindo cerca de 730 mil por dia atualmente, um número que também tem aumentado continuamente desde o final de fevereiro.

REINO UNIDO

O Reino Unido é o país da Europa mais atingido pela covid-19, com 127.225 mortes, apresenta cerca de 30 mortes por dia, após um pico de mais de 1.200 mortes diárias no final de janeiro.

ESTADOS UNIDOS

Os Estados Unidos, o país mais afetado do mundo, com 566.224 mortes, viu a pandemia recuar desde o final de janeiro, apesar do número estarem novamente a aumentar em alguns Estados.

ISRAEL

Os benefícios da vacinação também podem ser vistos em Israel, onde seis em cada 10 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina. O país regista apenas seis a sete mortes por dia, quase 10 vezes menos do que no final de janeiro, no auge da pandemia.

BRASIL

No Brasil, uma média de 3 mil mortes são registadas todos os dias, o equivalente a um quarto das mortes contabilizadas diariamente no mundo. Esse número mais do que duplicou desde meados de fevereiro e o país é, desde 7 de março, o que regista mais mortes diárias.

ÍNDIA

O aumento do número de mortes também é extremamente rápido na Índia. Atualmente são registadas mais de 1.000 mortes diárias neste país de 1,3 mil milhões de habitantes, ou nove vezes mais que no início de março, um aumento semelhante ao das contaminações (mais de 188.000 por dia contra 15.000 no início de março).