A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) revelou recentemente os seus prémios anuais, numa cerimónia que decorreu no auditório da Academia Militar, na Amadora. Na iniciativa, o jogo “Napoleão Bonaparte – o princípio do fim”, criado no âmbito do projeto Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal, da qual a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra também faz parte, foi distinguido com uma menção honrosa na categoria de “Marketing e Merchandising Cultural”.

“É uma honra para nós receber esta homenagem. Toda a nossa dedicação e esforço são para dar o nosso melhor contributo aos municípios e esta gratificação enche-nos de orgulho! Este jogo demonstra, sem dúvida, a história e marcas deixadas pelas Invasões Francesas a nível nacional. Desta forma, as crianças aprendem com a nossa história enquanto brincam, nomeadamente através de “soft skills” que transmitem mensagens partindo do tema da guerra para construir a paz”, afirma Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra.

O jogo “Napoleão – O princípio do fim”, desenvolvido pela Science4you, pretende comunicar e promover o património associado às Invasões Francesas existente nos territórios envolvidos no projeto da Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal e assenta no conceito de defesa do território e de resistência do povo português, contribuindo para o desenvolvimento de competências nas áreas da cidadania, história e matemática. Tem como público-alvo as famílias, a comunidade escolar e, também, os turistas.

A Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal é um projeto financiado pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal que tem a CIM- Região de Coimbra como entidade líder e envolve os municípios de Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).