A Arte-Via Cooperativa da Lousã aceitou o desafio de vários escritores portugueses e lançou esta segunda-feira a campanha nacional “Livros pela paz”.

O objetivo é a recolha de livros de imagens, ou texto, em inglês, ucraniano ou russo, pelas bibliotecas municipais, com o apoio da Direção Geral do Livros dos Arquivos e das Bibliotecas:

A MundialFM esteve à conversa com a escritora Ana Filomena Amaral sobre a iniciativa:

A recolha de livros acontece a nível nacional até 25 de abril, e todos os exemplares recolhidos serão enviados para a Ucrânia.

Os livros salvam vidas e nesse sentido esta campanha pretende que as palavras e as imagens, possam preencher os momentos de desespero e desalento e semear a esperança que dará força a toda a resistência.
Portugal tem estado na linha da frente no apoio, por todos os meios, aos ucranianos é preciso que continuemos, dando corpo a esta campanha que irá ajudar a desenhar um sorriso em todas as vítimas desta guerra infame.
A ideia têm o apoio da Direção Geral do Livros dos Arquivos e das Bibliotecas, bem como da Associação dos Ucranianos em Portugal e outras instituições.