No âmbito do projeto “Itinerários Napoleónicos”, enquadrado na candidatura do Programa Valorizar do Turismo de Portugal, na qual a Comunidade Intermunicipal de Coimbra é a entidade líder, foi divulgada recentemente a Agenda “Itinerários Napoleónicos” – disponível em https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/agenda-itinerarios-napoleonicos-2022 -, que convida à participação em diversas atividades, com o objetivo de revelar e promover o património cultural material e imaterial associado à história das invasões napoleónicas em Portugal.

As atividades que integram esta Agenda são dirigidas a todos, incluindo às famílias que, entre julho e dezembro, poderão usufruir de experiências originais que terão palco em 13 diferentes concelhos deste País e que procuram contribuir para a diversificação da oferta dos territórios.

A valorização turística do património histórico-militar, associado às invasões napoleónicas, é o mote para a realização destes eventos de relevância para a dinamização da oferta de turismo cultural no nosso país, bem como para o desenvolvimento de um produto turístico diferenciador.

Recorde-se que esta já é a 2.ª edição da agenda de eventos deste projeto que, em 2021, lançou também o jogo “Napoleão Bonaparte – o princípio do fim”, desenvolvido pela Science4you.

O consórcio do projeto “Itinerários Napoleónicos” é composto por 13 parceiros: Almeida, Bombarral, Elvas, Lourinhã, Mealhada, Mortágua, Penacova e a rota Histórica das Linhas de Torres (que integra Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira).