A Irlanda começa esta segunda-feira a aceitar o certificado digital covid-19 da União Europeia para viagens internacionais e elimina também a quarentena para quem vem de alguns outros países apresentando teste negativo ou que tenha vacinação completa.

A partir desta segunda-feira, os cidadãos dos países da EU, bem como da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, que tenham tido a covid-19 ou apresentem um teste PCR negativo também não precisam realizar uma quarentena de 14 dias.

O Serviço Nacional de Saúde (HSE, na sigla em inglês) informou que quase 64% da população adulta recebeu as duas doses da vacina, enquanto 77% recebeu pelo menos uma dose, colocando a Irlanda entre os países da UE co a melhor taxa de imunização.

A pandemia de covid-19 provocou mais de quatro milhões de mortes em todo o mundo, entre cerca de 190 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.