O índice de transmissibilidade do novo coronavírus, o chamado ‘RT’, subiu para 1,05 em Portugal. A informação foi avançada por Baltazar Nunes, esta terça-feira, no decorrer de mais uma reunião que juntou políticos e especialistas, no Infarmed, em Lisboa:

Tendo por base os últimos números, o técnico do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge adiantou que, com este nível de crescimento e com uma taxa atual, próxima dos 71 casos por 100 mil habitantes, o tempo para chegar à linha dos 120, estabelecida pelo Governo, está entre duas semanas a um mês:

O investigador explicou ainda o que tem de ser feito para controlar a pandemia, dado o aumento do número de novos casos:

No final da reunião, este foi um dos temas sublinhados pela ministra da Saúde:

Marta Temido adiantou que há 22 concelhos do continente acima dos 120 casos por cem mil habitantes, referindo haver uma tendência de crescimento de novas infeções na faixa etária entre os 0 e os 9 anos:

A ministra da Saúde falou ainda da preocupação do Governo, relativamente às escolas:

Relativamente a um retrocesso no processo de desconfinamento, a governante remeteu qualquer decisão para o Conselho de Ministros de quinta-feira:

Antes desse Conselho de Ministros, o Presidente da República recebe hoje os partidos com assento parlamentar para os auscultar relativamente ao prolongamento do estado de emergência, cuja discussão e votação está marcada para a tarde de amanhã.

De recordar que, na semana passada, Marcelo Rebelo de Sousa disse que gostaria que esta renovação fosse a última:

O desejo do Presidente da República, relativamente ao estado de emergência. O atual período de exceção termina às 23:59 de quinta-feira. Uma próxima renovação por mais 15 dias irá vigorar entre 16 e 30 de abril.