A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) informou, esta quarta-feira, em comunicado, que “soldados russos invadiram, profanaram e saquearam o seminário da Igreja Católica em Vorzel”, uma pequena cidade na região da capital ucraniana.
Segundo o testemunho do padre Lucas Perozzi, sacerdote em Kiev, entre os objetos destruídos está “uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e um cálice que São João Paulo II utilizou e ofereceu à Igreja ucraniana”, depois da visita que efetuou ao país, em 2001.
A cidade de Vorzel fica situado perto de Irpin e de Bucha, onde houve um massacre de civis. A dimensão do roubo e destruição das instalações do seminário só foi conhecida depois da saída das tropas russas.
O Santuário de Fátima já se disponibilizou para oferecer uma nova imagem ao seminário de Vorzel, na região de Kiev. O ataque só foi conhecido depois da saída dos soldados russos, que deixaram para trás um rasto de destruição.
De referir que a Ucrânia anunciou hoje a retirada de civis através de nove corredores humanitários, inclusive da cidade de Mariupol, no sudeste do país, onde se estima que o número de vítimas mortais possa chegar a 35.000 nos próximos dias, segundo as autoridades ucranianas.