O ministro das Finanças e o ministro das Infraestruturas anunciaram, esta segunda-feira, em conferência de imprensa conjunta, a demissão do chairman e CEO da TAP e o próximo presidente executivo e presidente do Conselho de Administração.

Fernando Medina disse ter recebido o relatório da Inspeção-Geral de Finanças que chegou à conclusão que o acordo celebrado entre a TAP e Alexandre Reis é nulo e que a antiga secretária de Estado do Tesouro terá de devolver parte da verba:

A ex-administradora da TAP Alexandra Reis discordou, esta segunda-feira, do parecer da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), mas assegura que por “vontade própria” devolverá o montante indicado pela entidade (450 mil euros), lamentando “os ataques de caráter” de que foi alvo.

Já Christine Widener promete levar a Inspeção Geral de Finanças a Tribunal. A ainda presidente executiva da TAP exonerada diz-se “perplexa” com o “comportamento discriminatório” da IGF, por ter sido “a única pessoa que não foi ouvida pessoalmente no âmbito da auditoria”.

Na mesma conferência de imprensa, coube ao ministro João Galamba revelar “que o novo presidente executivo da companhia será Luís Manuel da Silva Rodrigues, atual presidente executivo do grupo SATA”:

Os ministros Fernando Medina e João Galamba anunciaram a exoneração do chairman e da CEO da TAP, revelando em simultâneo que o novo presidente executivo da companhia será Luís Manuel da Silva Rodrigues, atual presidente executivo do grupo SATA.