A Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública vão ter, primeira vez, oficiais de ligação acreditados junto da Europol.

Por despacho conjunto do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o Superintendente Luís Elias, da PSP, e o Tenente-coronel António Ludovino, da GNR, assumem funções no próximo dia 1 de novembro na sede da Europol, em Haia.

A decisão decorre da necessidade de facilitar o intercâmbio de informações e, também, de potenciar as valências e competências próprias da GNR e da PSP no apoio ao combate contra a criminalidade organizada transnacional.

A Europol é a agência europeia responsável pela Cooperação Policial entre os 27 Estados-membros e a nível internacional, cabendo aos referidos dois oficiais assegurar o intercâmbio de informações entre a Europol e Portugal.

Com estas duas nomeações, sobe para 21 o número de oficiais de ligação e de imigração do Ministério da Administração Interna acreditados junto de outros países e em organismos internacionais.