O projeto Funtask, que propõe a gamificação das tarefas domésticas, venceu o Hackathon “Sociedade do Futuro”, uma iniciativa de estímulo à criatividade e à inovação que envolveu 28 estudantes do 3º Ciclo de Albergaria-a-Velha, na Incubadora de Empresas do Município nos dias 18 e 19 de novembro. Nos dois dias, os jovens foram desafiados a pensar em soluções para os problemas do dia-a-dia da comunidade. 

O projeto vencedor foi desenvolvido pelos alunos Constança Lavrador (Colégio de Albergaria), Henrique Lopes (Escola Básica de Branca), Lucas Rodrigues (Escola Secundária de Albergaria-a-Velha) e Mariana Alves (Escola Básica da Branca).

Em segundo lugar ficou o projeto Bookcell, que defende o acesso a todos os livros escolares em formato digital, proposto por Andrea Mendoza (Escola Secundária Albergaria-a-Velha), Guilherme Matos (Escola Básica de Branca), Mateus Bastos (Escola Secundária de Albergaria-a-Velha) e Tomás Branco (Escola Básica de Branca). 

As duas equipas estarão presentes na final do Hackathon “Sociedade do Futuro”, uma iniciativa do Porto Business School, no próximo ano, na cidade do Porto, que reunirá estudantes de todo o país.

Na sessão de apresentação da Hackathon “Sociedade do Futuro”, António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, sublinhou que num mundo acelerado, onde o emprego para toda a vida já não existe, os jovens têm de estar preparados para responderem às necessidades das empresas e de projetos inovadores. Já a Vereadora da Educação, Catarina Mendes, realçou a importância da participação dos jovens na sociedade, pois o futuro do planeta depende das ideias e ações que esta geração e as seguintes souberem implementar na sua comunidade.