O piloto italiano Francesco Bagnaia, da Ducati, começou a defesa do título de MotoGP, conquistado em 2022, com uma vitória no Grande Prémio de Portugal, em que Miguel Oliveira, da Aprilia, foi abalroado por Marc Márquez, da Honda, e teve de desistir.

Miguel Oliveira liderou durante a primeira volta mas foi ultrapassado por Bagnaia no início da segunda, descendo ao segundo lugar. Contudo, no início da terceira volta, Márquez falhou a travagem para a terceira curva, ainda acertou na Ducati de Jorge Martin antes de embater em cheio na perna direita de Miguel Oliveira, que ficou no chão e teve de ser assistido ainda no asfalto.

Com estes resultados, Francesco Bagnaia, que já tinha vencido a corrida sprint de sábado, lidera o campeonato com 37 pontos, mais 12 do que o segundo classificado, Maverick Viñales.

Marco Bezzechi é terceiro, com 16. Miguel Oliveira, que no sábado foi sétimo na sprint, é 16.º classificado, com três pontos. A segunda ronda do campeonato é o Grande Prémio da Argentina, dia 2 de abril.