O Governo garante que não está a beneficiar com a inflação e que devolveu tudo o que recebeu a mais em impostos no ano passado. Em entrevista à RTP, o ministro das Finanças lembra que o Executivo tem dado apoios sempre que pode e deixa, por isso, um desafio aos partidos da oposição:

Fernando Medina defende que só o acordo assinado esta semana com os setores da distribuição e produção garante que a isenção do IVA de 44 bens alimentares “vai parar” ao bolso dos portugueses. Questionado sobre a possibilidade de tabelamento dos produtos, o responsável pela pasta da economia responde assim:

Fernando Medina salientou que o objetivo do IVA de 0% é baixar e estabilizar preços, mas reconheceu que tal descida só vai acontecer com alguns produtos, pois outros “não vão regressar aos preços anteriores”.

A proposta de lei do Governo isenta de IVA uma lista de produtos alimentares que inclui legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, nas gorduras, azeite, óleos vegetais e manteiga.