O Município de Góis apresenta, na Casa da Cultura de Góis, até ao dia 30 de setembro, a Exposição Interativa “Foliar entre Montes e Mar”, a última ação do projeto cultural em rede, com a mesma designação, que une os municípios de Mealhada, Mira e Góis em torno das suas tradições carnavalescas.

A partir da tradição de cada um – o samba, na Mealhada, os caretos da Lagoa de Mira e a Corrida do Entrudo em Góis – desenvolveu-se um vasto programa que incluiu exposições, espetáculos de música, de teatro e dança, workshops, lançamento de livros e produtos turísticos inovadores.

Em Góis vive-se o Entrudo Tradicional das Aldeias do Xisto com a “Corrida do Entrudo”. Nesta corrida, as máscaras de cortiça são adorno obrigatório. Feias e diabólicas, são adornadas por vários elementos como os cornos de cabras, barba de milho, lã de ovelha, hastes de veados, dentes de javali… E por detrás destas, manda a tradição que sejam declamadas “quadras jocosas” sobre os habitantes das aldeias corridas. Na Mealhada, o Carnaval é vivido ao ritmo dos passos e sons do samba, com a exuberância do carnaval inspirador, o do Rio de janeiro (Brasil). Mira dá destaque à tradição antiga dos caretos da Lagoa, que saem à rua de “Campina”, a máscara pintada e ornamentada com cornos e peles de animais. 

O programa “Foliar entre Montes e Mar”, com um investimento de 254.146,45€, a fundo perdido, resultou de uma candidatura ao CENTRO 2020. Além da promoção e preservação da herança cultural de cada território, visou promover um produto turístico diferenciador, permitindo aumentar a capacidade de atração de visitantes.