Foi já inaugurada a exposição “77 anos da GNR em Vila Nova de Poiares”, na presença de responsáveis da GNR, da Câmara Municipal e das várias instituições, entidades públicas e privadas do concelho, naquela que foi a atividade que que marca o início do programa das comemorações do 14º Aniversário do Comando Territorial de Coimbra, que este ano decorrem no concelho e que se prolongarão até domingo dia 4 de junho.

A exposição estará patente no CCP – Centro Cultural de Poiares até dia 11 de junho e pretende fazer uma ‘viagem’ pela história da instituição, onde se podem encontrar exemplares dos fardamentos e perceber a sua evolução ao longo dos tempos, bem como vários equipamentos motorizados, a par de um conjunto de documentação e fotografias da época da instalação do posto territorial neste concelho.

Nesta exposição podem ainda encontrar-se vários trabalhos realizados por crianças do primeiro ciclo subordinada ao tema “ser GNR por um dia” e que transmite aquela que é a visão dos mais pequeninos sobre a Guarda Nacional Republicana e o seu importante papel na defesa e promoção da segurança das populações.

O Presidente da Câmara Municipal, também ele presente nesta inauguração, fez questão de agradecer a confiança depositada no concelho para a realização das comemorações e, sobretudo, para a exposição dos vários dos objetos e equipamentos presentes, em estreita colaboração com o Museu da Guarda Nacional Republicana, situada no Quartel do Carmo, em Lisboa.

Lembrou também a importante relação histórica das populações com a GNR que «é aquela instituição que, nos nossos territórios, se assume como o primeiro garante da segurança de pessoas e bens».

Já o Tenente-Coronel Armando Videira, do Comando Territorial de Coimbra, também ele presente na inauguração, sublinhou a importância da realização destas comemorações em Vila Nova de Poiares, agradecendo a colaboração do Município na organização e logística de todas as atividades que integram o programa. Destacou ainda que estas comemorações e esta exposição em particular retratam um pouco do papel da guarda nestes territórios e da sua principal missão que é servir as populações, fiel ao lema «tradição e futuro», na medida em que é honrando a memória e a história que se afirma e prepara o futuro.

Recorde-se que esta inauguração é a primeira de um conjunto de iniciativas e atividades que marcam as comemorações do 14º aniversário do Comando Territorial de Coimbra, onde se destaca, no dia 1 de junho, um ‘plastron’, com demonstração de equipamentos e valências da GNR; também um concerto solidário, no dia 2 de junho, pela Orquestra de Câmara da GNR que reverterá a favor da APPACDM de Vila Nova de Poiares, e também uma caminhada, a realizar no domingo 4 de junho, também ela com caráter solidário, revertendo a favor da Associação 2mãos4patas.

O ponto alto do programa será no sábado, dia 3 de junho, com a cerimónia militar que contará com a presença do Ministro da Administração Interna, e onde estarão presentes e representadas todas as valências e meios ao serviço da GNR, momento em que o Município irá atribuir à GNR uma distinção especial, a medalha de mérito municipal, grau ouro.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é o momento ideal para expressarmos o nosso reconhecimento e agradecer publicamente não só a toda a instituição como a todos os bravos homens e mulheres que dedicam suas vidas a servir e proteger a comunidade, atribuindo à GNR uma medalha de mérito municipal – grau ouro».

«Não temos dúvidas de que estas comemorações serão uma oportunidade de garantir uma maior aproximação entre o corpo da GNR e a população que serve, eles que são o principal garante da segurança de pessoas e bens das populações, e um dos principais parceiros do Município não só em matéria de segurança, como de proteção civil, apoio à CPCJ, num trabalho de parceria muito próximo e sempre disponível», afirmou.