ESTeSC-IPC apoia criação da primeira licenciatura em Nutrição da Guiné-Bissau

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) está a colaborar com a Escola Nacional de Saúde da Guiné-Bissau (ENSGB) na criação da primeira licenciatura em Dietética e Nutrição daquele país africano.

O protocolo de colaboração foi assinado nas instalações da ESTeSC-IPC pelo presidente da escola portuguesa, Graciano Paulo, e pelo diretor da ENSGB, Adelino José de Pina. O acordo é mediado pela HELPO – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, no âmbito do projeto “Conhecer a Nutrição – programa de prevenção da doença através da nutrição saudável”.

Além de apoiar na conceção do plano de estudos, a ESTeSC-IPC será responsável por lecionar parte das unidades curriculares. O curso, desenhado em colaboração com docentes da Unidade Científico-Pedagógica de Dietética e Nutrição da instituição de Coimbra, iniciou atividade no presente ano letivo e está a funcionar desde outubro. A partir do segundo semestre, docentes portugueses passarão a assegurar algumas unidades curriculares.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, 22% das famílias da Guiné-Bissau vivem em situação de insegurança alimentar e 28% das crianças com menos de cinco anos apresentam desnutrição crónica. Acresce que a população revela baixos níveis de literacia em nutrição e inexistia, até agora, formação superior na área.

“A licenciatura em Nutrição é uma necessidade de Saúde Pública da Guiné-Bissau”, afirmou Adelino José de Pina, sublinhando a escassez de profissionais qualificados no país. O responsável manifestou ainda a intenção de alargar a cooperação a outras áreas formativas, como Análises Clínicas, Farmácia ou Imagem Médica e Radioterapia.

Também Graciano Paulo considerou que este poderá ser “o primeiro passo para algo mais ambicioso”, destacando o interesse da ESTeSC-IPC em aprofundar a parceria. “Portugal tem obrigação de cooperar ao mais alto nível com instituições parceiras da comunidade CPLP”, referiu.

Paralelamente, docentes de Dietética e Nutrição da ESTeSC-IPC estão a apoiar o desenvolvimento de um inquérito de avaliação destinado a caracterizar o estado nutricional, hábitos de consumo e estilos de vida da população guineense, bem como a capacitar profissionais do Instituto Nacional de Saúde Pública da Guiné-Bissau (INASA) para a recolha e análise de dados.

O trabalho integra o projeto “Conhecer a Nutrição”, implementado na Guiné-Bissau em 2025 e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, que visa combater os impactos da desigualdade social e da baixa literacia no estado nutricional da população, através da capacitação de profissionais de saúde, do apoio ao ensino superior em nutrição, da criação da Associação Guineense da Nutrição e da realização de campanhas nacionais de sensibilização.

0