A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) vai atribuir 16 bolsas, no valor de 1.697 euros, aos estudantes que ingressem na licenciatura em Audiologia no próximo ano letivo. O apoio resulta de um protocolo estabelecido com a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) e destina-se aos candidatos com melhor classificação de entrada através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
A iniciativa integra o Programa de Apoio à Formação em Audiologia, que pretende estimular a procura por esta área e contribuir para a formação de profissionais qualificados, numa altura em que o setor enfrenta carência de especialistas. Citado em comunicado, o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo, considera que o programa tem um duplo impacto: “ajuda a democratizar o acesso ao ensino superior” e poderá refletir-se, no futuro, “na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população”.
O valor total da bolsa corresponde à propina do primeiro ano, acrescida de um prémio de mil euros, sendo pago em três fases: 697 euros após a conclusão do primeiro semestre, 500 euros no final do terceiro ano e os restantes 500 euros após a conclusão da licenciatura. A atribuição integral do montante depende da conclusão do curso.
Segundo a instituição, o apoio é cumulável com outros benefícios sociais ou bolsas de mérito. O financiamento será assegurado por cinco empresas associadas da APORMED — Audika, Novacustica, Minisom (marca Amplifon), Wells e Widex — que irão também promover o programa nos seus centros auditivos a nível nacional.
Para o diretor executivo da APORMED, João Gonçalves, a medida poderá incentivar mais estudantes a optar pela área: “É nossa expectativa que esta iniciativa contribua para colmatar a falta de profissionais de saúde no setor”.
As candidaturas decorrem entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2026, através do site da ESTeSC-IPC, devendo os candidatos submeter dados pessoais e uma breve motivação. Os resultados serão divulgados a 11 de setembro. A seleção terá como principal critério a nota de entrada no curso, sendo considerados, em caso de empate, a ordem de preferência, a média do ensino secundário e a classificação no exame nacional de Biologia.

