Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra uma “infraestrutura utilizada por milícias apoiadas” por Teerão no leste de Síria, anunciou na última noite o Pentágono. É a primeira ação militar conhecida sob a égide do Presidente Joe Biden, que iniciou o mandato no final de Janeiro.

Segundo o porta-voz do Departamento da Defesa dos EUA, John Kirby os ataques foram em resposta a outros ataques recentes:

“Os ataques foram autorizados em resposta a ataques recentes contra funcionários dos Estados Unidos e da coligação no Iraque, e ameaças contínuas contra estes funcionários” Disse em um comunicado.

No dia 15 de fevereiro a base militar norte-americana no aeroporto internacional de Erbil, no Iraque, foi atacada. Um funcionário contratado pelos EUA morreu (não americano) e vários outros ficaram feridos (esses sim, americanos).

Um alto responsável norte-americano disse à Reuters que a intenção do Presidente Biden com este ataque foi de enviar um sinal de que os EUA queriam punir as milícias mas não pretendem que o conflito entre numa espiral que possa ganhar outra dimensão.