O Governo vai declarar o estado de calamidade na Serra da Estrela. O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela ministra da Presidência, no final do encontro com sete autarcas afectados pelo incêndio, que destruiu 25 mil hectares. Em Manteigas, Mariana Vieira da Silva adiantou que a decisão vai ser tomada, em breve, pelo Executivo de António Costa:

A governante adianta que nas próximas duas semanas, vão ser identificados todos os danos provocados pelas chamas, para que depois seja possível avançar com medidas concretas para reabilitar o território da Serra da Estrela:

Do lado dos autarcas, o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, afirmou que, depois desta reunião, os municípios sentem-se mais acompanhados:

Governo vai declarar estado de calamidade na Serra da Estrela, mas ainda vai durar 15 dias, até que fique concluído o levantamento de todos os danos provocados pelo incêndio naquela região do país. Na reunião desta segunda-feira, em Manteigas, estiveram presentes além da ministra da Presidência, os titulares das pastas  da Administração Interna, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ambiente e Ação Climática, Coesão Territorial e Agricultura e Alimentação.