A Immunethep, empresa de biotecnologia, com sede no Parque Tecnológico de Cantanhede, Coimbra, está a desenvolver uma potencial vacina contra a Covid-19.

Em declarações à Rádio Comercial, Bruno Santos, diretor da empresa, revelou como se iniciou o processo de criação da vacina, que poderá vir a ser testada em humanos no início do próximo ano:

Bruno Santos recorda que a testagem em humanos passa por três fases e que todo o processo pode levar dois anos até ficar completo:

Bruno Santos, diretor da Immunethep, empresa de biotecnologia, com sede no Parque Tecnológico de Cantanhede, Coimbra, que está a desenvolver uma potencial vacina contra a Covid-19.

O objetivo é que a vacina possa induzir a produção de anticorpos para neutralizar o vírus e aumentar a capacidade natural das pessoas para combater infeções virais. Os resultados dos testes em animais devem sair dentro de dois a três meses seguindo-se os testes em humanos.

Ainda em Coimbra, um consórcio formado pela Universidade, Centro Hospitalar e Universitário e duas empresas, uma portuguesa e outra canadiana, está a elaborar um projeto que visa eliminar, em segundos, o novo coronavírus.

A ideia é acabar com a Covid-19 logo no nariz, como explicou, à Antena 1, Luís Arnaut, coordenador do projeto:

O projeto já garantiu financiamento de 450 mil euros e os testes começam na próxima semana.