O Município de Oliveira do Bairro, Aveiro, realizou uma campanha de testagem massiva a cerca de 2.500 crianças de 12 escolas do pré-escolar ao 3º ciclo e 7 instituições com ensino pré-escolar, nas quais não foi identificado nenhum caso positivo.

O processo acompanhou a estratégia de desconfinamento traçado pela tutela, iniciado em março, com a abertura do ensino pré-escolar e do 1º ciclo e finalizado com o regresso dos 2º e 3º ciclos às aulas presenciais, após o período da Páscoa.

Para a testagem às crianças do pré-escolar ao 3.º ciclo, a autarquia bairradina apostou nos testes de saliva, tendo sido uma das primeiras a optar por esta solução, que já é amplamente utilizada em vários países em regime de uso profissional e, recentemente, autorizada na Alemanha, em regime de autoteste e venda livre.

Citada em nota à imprensa, a Vereadora da Educação e Saúde, Lília Ana Águas, adianta que, sempre que necessário, as crianças voltarão a ser testadas, numa perspetiva de segurança, não só em meio escolar, mas também familiar.