A receita turística deste ano vai ultrapassar os valores de 2019, ano recorde pré-pandemia. Em declarações à Rádio Renascença, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, avança que a receita de 2022 deve ultrapasar os 20 mil milhões de euros:

Receitas provenientes do turismo devem chegar aos 20 mil milhões de euros, este ano, batendo o melhor ano pré-pandemia, que foi 2019.

Ainda assim, para o presidente do Turismo Centro de Portugal, estes valores não são uma certeza, devido à imprevisibilidade causada pela insegurança e pela inflação:

O lema das comemorações deste ano é “Repensar o Turismo”.

Pedro Machado explica como pode e deve ser repensada esta indústria:

A falta de mão de obra é um dos problemas que afeta, atualmente, os operadores turísticos. O recurso a trabalhadores estrangeiros é, por
isso, um factor a ter em conta:

Relativamente à região Centro, Pedro Machado adianta que 2022 já ultrapassou os valores de 2019. No entanto, as expetativas, em relação a
2023, não acompanham este crescimento:

Excertos da entrevista a Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de
Portugal, que pode ouvir ou recordar, na íntegra, em mundialfm.sapo.pt.
2022 já ultrapassa valores de 2019, o melhor ano pré-pandemia, mas as expetativas para 2023 apontam para um abrandamento devido à insegurança provocada pela guerra na Ucrânia e pela inflação.