Tem início, este sábado, em Seia, Guarda, a 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. O CineEco 2020 acontece em duplo formato, físico e digital, dadas as contingências inerentes ao atual cenário de crise pandémica.

Os 77 filmes e documentários, oriundos de 25 países, serão exibidos na  Casa Municipal da Cultura de Seia, com restrições na admissão de público e respeitando todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

Mário Branquinho, da organização do festival, salienta a vertente física da iniciativa, defendendo que, mesmo em tempo de pandemia, não podemos esquecer as questões ambientais:

O CineEco 2020 vai decorrer até dia 17 e conta com a participação de VN Poiares, através do documentário “Barro Preto, Cultura e Tradição” produzido pelo Município e realizado pela Jara Creative Video, da responsabilidade de dois jovens deste Concelho, Edmundo Marquês e Vítor Pereira. O documentário compete na categoria Competição Panorama Regional. De referir que também o documentário “A Máscara de Cortiça”, de Tiago Cerveira, vai estar em competição, na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. De 10 a 17 de outubro, todos os caminhos vão dar a Seia: