“Do Mar à Terra” começa hoje na Covilhã: Festival da Sardinha leva o sabor do mar à Serra da Estrela

O cheiro da sardinha assada chega esta sexta-feira, 28 de agosto, à Covilhã. O “Do Mar à Terra – Festival da Sardinha” começa hoje e prolonga-se até domingo, 30 de agosto, levando ao coração da Beira Interior três dias de gastronomia, música, animação e tradição portuguesa. Depois da passagem por Águeda, o evento sobe agora à Serra da Estrela para recriar o ambiente dos grandes arraiais populares.

Do mar para a montanha. É precisamente essa viagem que dá identidade a um festival que escolheu um dos maiores símbolos da gastronomia popular portuguesa para criar uma festa capaz de atravessar diferentes regiões do país.

A partir de hoje, a sardinha assada assume o papel principal na Covilhã. As brasas, o pão, os sabores tradicionais e o ambiente de convívio característico das festas populares portuguesas dão corpo a um evento pensado para reunir famílias, grupos de amigos, habitantes da região e visitantes.

Mas o “Do Mar à Terra” pretende ser mais do que uma simples sardinhada. O conceito passa por recriar uma verdadeira festa portuguesa, juntando gastronomia, música, animação e convívio num mesmo espaço e recuperando o espírito dos arraiais e romarias que continuam a marcar os meses de verão de norte a sul do país.

A chegada à Covilhã dá ao próprio nome do festival um significado ainda mais evidente. A cidade, situada às portas da Serra da Estrela, possui uma identidade historicamente ligada à montanha, aos lanifícios, à pastorícia e aos produtos tradicionais da Beira Interior. Durante este fim de semana, essa realidade cruza-se com um dos símbolos gastronómicos mais associados ao litoral português.

É o encontro entre dois territórios e duas imagens de Portugal.

De um lado está o mar, representado pela sardinha e pela tradição piscatória. Do outro está a serra, representada pela Covilhã e por uma região com cultura, produtos e tradições próprias.

No meio fica uma mesa portuguesa.

A sardinha assada ocupa há décadas um lugar muito particular na cultura popular nacional. Servida no pão ou acompanhada à mesa, está intimamente ligada aos Santos Populares, aos arraiais, às romarias e às grandes festas de verão.

Poucas imagens conseguem representar tão facilmente esse ambiente como as brasas acesas, as sardinhas alinhadas sobre a grelha e as pessoas reunidas à mesa.

É precisamente esse cenário que o festival pretende transportar para a Covilhã durante os próximos três dias.

O conceito já passou este verão por Águeda, onde o “Do Mar à Terra – Festival da Sardinha” decorreu entre 7 e 10 de agosto, no Largo 1.º de Maio. Agora, a iniciativa prossegue a sua viagem pelo país e escolhe a Covilhã para esta nova etapa.

A mudança de cenário dificilmente poderia ser mais simbólica.

Se em Águeda a iniciativa apresentou o conceito de um grande arraial português, na Covilhã a própria geografia ajuda a contar a história do evento: o mar sobe à Serra da Estrela.

A realização no último fim de semana de agosto acrescenta ainda uma componente turística importante. A Covilhã é uma das principais portas de entrada da Serra da Estrela e recebe durante o verão visitantes atraídos pela natureza, património, gastronomia e oferta cultural da região. Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o Festival da Sardinha acrescenta mais uma proposta a essa programação.

Para quem visita a região, será uma oportunidade para encontrar na serra sabores normalmente associados ao litoral. Para quem vive na Covilhã e nos concelhos próximos, o festival propõe três dias de festa em torno de uma tradição profundamente enraizada na cultura portuguesa.

E a comida será apenas uma parte da experiência.

O espírito do “Do Mar à Terra” assenta precisamente na fórmula mais simples das grandes festas populares: comida, música e pessoas reunidas à mesa.

É essa atmosfera que começa a ser vivida hoje na Covilhã e que se prolongará por todo o fim de semana.

Depois de Águeda, chega a vez da Serra da Estrela.

O “Do Mar à Terra – Festival da Sardinha” começa hoje, 28 de agosto, e continua até domingo, dia 30. Durante três dias, mar e serra encontram-se à mesma mesa e, desta vez, para comer sardinha assada não será necessário procurar o litoral: o mar vai subir à Covilhã.

0