A aprovação do Orçamento do Estado 2021, na generalidade, está garantida, com a abstenção da deputada não inscrita, Cristina Rodrigues. A antiga deputada do PAN anunciou esta manhã que se vai abster, viabilizando assim a passagem do Orçamento.

Em declarações à RTP, Cristina Rodrigues explicou as razões da sua decisão:

As razões que levam a deputada não inscrita Cristina Rodrigues a abster-se na votação, na generalidade, do Orçamento de Estado 2021, marcada para quarta-feira. Esta decisão viabiliza, desde já, a passagem do documento na Assembleia da República.

Recorde-se que PSD, CDS, BE, Iniciativa Liberal e Chega já anunciaram que vão votar contra. O PCP e o PAN vão abster-se e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira também já disse que vai viabilizar o Orçamento, faltando confirmar se vota a favor ou se se abstêm.

Falta conhecer o sentido de voto de dois deputados do PEV que tradicionalmente alinham com o PCP no sentido de voto. De qualquer forma, esse anúncio, nesta altura, já não altera nada em relação à aprovação do documento. Ou seja, no total, estão 105 deputados contra o OE apresentado pelo Governo. A favor está o PS, com 108 deputados.