A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) ativou o dispositivo nacional de apoio aos peregrinos de Fátima, no âmbito da peregrinação de maio, mobilizando cerca de 500 operacionais para garantir assistência ao longo dos principais percursos do país e junto ao Santuário.
Junto ao Santuário de Fátima será instalado um Posto Médico Avançado (PMA), preparado para responder a situações de elevada afluência nos dias 12 e 13 de maio. O dispositivo permitirá realizar triagem, atendimento médico e de enfermagem, tratamento de feridas, apoio a casos de exaustão, desidratação e dor, bem como estabilização de doentes e eventual encaminhamento hospitalar.
A operação inclui ainda uma rede de postos fixos de assistência em vários pontos do território, como Águeda, Cucujães, Baixo Mondego, Ovar e Caldas da Rainha, bem como postos móveis em localidades como Seia, Frazão e Castelo Branco, reforçados por estruturas locais da instituição.

Segundo a CVP, o objetivo é assegurar uma resposta de proximidade, prevenção e intervenção rápida, num contexto de grande esforço físico e elevado número de peregrinos.
Em 2025, este dispositivo permitiu assistir 1.773 peregrinos.
