À entrada de uma das salas do Jardim de Infância de Meãs do Campo estão vários pares de sapatos devidamente arrumados e, ao lado e dispostas em círculo, as crianças muito concentradas e sorridentes seguem, atentamente, as instruções para fazer a posição do cão a olhar para baixo ou do gato. O momento é de descoberta e descontração e acontece durante as aulas de ioga que se realizam semanalmente em 15 salas dos jardins de infância da rede pública do concelho de Montemor-o-Velho.

Desde o início do mês de janeiro que 262 crianças que frequentam as atividades de animação e de apoio à família (AAAF) usufruem da iniciativa promovida pelo Município de Montemor-o-Velho e desenvolvem o seu bem-estar físico e psicológico, exercitando a capacidade de concentração, a autoestima e a coordenação motora.

As sessões de ioga tiveram início no ano letivo de 2018/2019, em fase experimental. No decorrer da pandemia, a iniciativa foi reajustada, tendo sido preparadas e disponibilizadas sessões para ser realizadas nos jardins de infâncias ou assistidas online através do canal do município de Montemor-o-Velho no Youtube.

Em 2022, a ioga volta aos jardins de infância do concelho de Montemor-o-Velho, uma vez por semana e até ao final do ano letivo, para que os mais pequenos possam desenvolver o seu bem-estar físico e psicológico, exercitando a capacidade de concentração, a autoestima e a coordenação motora. Neste regresso à atividade presencial da ioga, são esperados muitos momentos divertidos e de descoberta do mundo, sempre com muita espontaneidade e equilíbrio.

Informação Complementar:

Com origem na Índia, a ioga é uma prática milenar que pretende ajudar a estabelecer o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções.

Em Montemor-o-Velho, as sessões contam com momentos que conjugam elementos e técnicas da ioga e atividades acompanhadas, por exemplo, com música, dança ou jogos.

Mais de 630 crianças já participaram de forma presencial nas sessões de ioga no ensino pré-escolar, desde que a iniciativa começou (ano letivo de 2018/2019, em fase experimental).

Conhecer e praticar ioga, através de Asanas (posturas), Pranayamas (respiração), Pratyahara (relaxamento) e Dharana (concentração), ajuda a aumentar a flexibilidade e a coordenação física e mental. Estas sessões semanais de ioga, especialmente preparadas para crianças, têm ainda como objetivos promover o conhecimento do corpo (físico, mental e emocional), estimular a atenção, concentração, memória e imaginação das crianças.