De 1 a 3 de setembro, as portas do Convento São Francisco (CSF) abrem-se à cidade, na 6ª edição do programa “CEM Portas – O Convento aberto à cidade”, com várias propostas que contemplam a música, o novo circo, o teatro de marionetas, as artes performativas e visuais, entre outras. Destaque para o concerto de apresentação do mais recente trabalho de Pedro Mafama, o autor de “Preço Certo” – a música portuguesa mais ouvida no Spotify em Portugal, no domingo, dia 3 setembro, às 18h00, na Praça das Bandeiras. A entrada em todas as atividades é gratuita, sendo, no entanto, necessário o levantamento de bilhetes, que estarão disponíveis a partir das 15h00 de dia 29 de agosto.

“CEM Portas – O Convento aberto à cidade” arranca na sexta-feira, dia 1 de setembro, às 19h00, na sala D. Afonso Henriques, com o cine-concerto “Lugar para dois”, no qual o escritor e cantautor Miguel Gizzas apresenta a história do romance musical, através de sete artes em simultâneo. Já às 21h30, sobem ao palco do Grande Auditório do CSF Simão Costa e Yola Pinto, uma dupla que tem investigado a relação entre arte e ciência, numa ação não raras vezes provocatória no que respeita ao binómio espaço performativo / espaço expositivo, para apresentar “ENCODE”, que se vai repetir no dia seguinte, mas às 16h00. 

No sábado, 3 de setembro, com sessões às 16h30, 17h15, 18h00 e 18h45, na Praça do Restaurante, o teatro de marionetas, pela mão de Sandra Neves, diretora artística do micro espetáculo “Ai de Mim, Ai do eu…!”, vai encantar os mais novos. Este espetáculo retrata a procura de uma marioneta efémera feita de barro e mãos, que se despoja acidentalmente do seu ego e altivez. Às 21h30, na Praça das Bandeiras, Dudu Arnalot, vinda diretamente da Catalunha, interpreta um palhaço com insónia que conduz o público por uma viagem verdadeiramente poética, onírica, repleta de situações inusitadas, divertidas e surrealistas. Logo a seguir, no mesmo espaço, às 22h30, Joana Carmo Martins recorrendo ao circo, à dança e ao teatro de rua como veículo singular de expressão plástica, apresenta o espetáculo “CARMIM, Coração nas mãos”, uma proposta que retrata as histórias, brincadeiras, canções e danças que fazem parte do crescer. 

No último dia, domingo, dia 3 de setembro, às 16h00, na BRUÁA – Livraria do Convento, chega a hora do conto, pela arte de contar histórias do editor Miguel Gouveia. Às 17h00, no Café-Concerto, a atuação do Ukulelê Social Club promete oferecer uma viagem musical cheia de alegria, de camaradagem e de intercâmbio cultural. Logo de seguida, às 18h00, na Praça das Bandeiras, é a vez de Pedro Mafama apresentar o novo disco “Estava no abismo, mas dei um passo em frente”, um trabalho que convida à dança. Pedro Mafama, autor de “Preço Certo” – a música portuguesa mais ouvida no Spotify em Portugal, vai encerrar, em ambiente festivo, a 6ª edição de “CEM Portas – O Convento aberto à cidade”, celebrando a entrada do equipamento municipal nova temporada com o melhor que a arte e a cultura podem oferecer.

A entrada em todas as atividades do programa “CEM Portas – O Convento aberto à cidade” é gratuita. Contudo, será necessário o levantamento de bilhetes (com lotação limitada mediante o espaço), que estarão disponíveis a partir das 15h00 de dia 29 de agosto, não sendo permitidas reservas. Atendendo à limitação da lotação dos espetáculos, informa-se que, após o início dos espetáculos, os detentores de bilhetes podem perder o acesso aos mesmos. Para mais informações, os interessados devem contatar a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente, entre as 15h00 e as 20h00) através do telefone 239 857 191 ou do email bilheteira@coimbraconvento.pt

O Convento São Francisco é um equipamento cultural do Município de Coimbra, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.