O Conselho de Ministros reúne, esta quinta-feira, para decidir o possível levantamento das restrições em vigor, devido à covid-19, numa altura em que Portugal está muito próximo dos 85% de população vacinada.

Entre as eventuais alterações da terceira fase de desconfinamento, está a limitação de pessoas em grupo no interior dos restaurantes, cafés, pastelarias e em esplanadas, bem como os limites de lotação para estabelecimentos, espetáculos culturais e eventos familiares, que podem deixar de existir.

Em declarações à Antena 1, Daniel Serra, presidente da Associação Nacional de Restaurantes Promover & Inovar, defende a abolição de todas as restrições:

Outra mudança poderá passar pela reabertura dos bares e discotecas, embora os clientes apenas possam entrar caso apresentem um certificado de vacinação ou um teste covid-19 com resultado negativo.

Também ouvido pela rádio pública, José Gouveia, da Associação Nacional de Discotecas, concorda com o certificado, mas discorda do teste feito à porta dos estabelecimentos:

De acordo com fonte do executivo, a questão de manter ou não a obrigatoriedade legal do uso da máscara em espaços fechados públicos é uma das que ainda se encontram em aberto. É um assunto que, naturalmente, vamos acompanhar.