Cerca de 40% das empresas consideram insuficientes as novas medidas para travar a pandemia de Covid-19, enquanto 30% defendem que estas são adequadas. Esta é a conclusão de um inquérito desenvolvido pela Confederação Empresarial de Portugal e divulgou esta segunda-feira.

Por sua vez, em declarações à TVI24, o vice-presidente da CIP, disse que quatro em cada cinco empresas consideram que os programas de apoio do Estado estão “aquém ou muito aquém” do que necessitam:

Rafael Campos Pereira sublinhou que há quase um ano que a Confederação estão a reclamar as medidas como o apoio ao financiamento da tesouraria com 20% dos empréstimos a serem convertidos em subvenções a fundo perdido:

O inquérito revela ainda que as expectativas de vendas das empresas para o primeiro trimestre de 2021 é negativa, em comparação com o período homólogo.

O número de empresas que espera diminuir o número de trabalhadores fixou-se em 18%, enquanto 8% pretendem aumentar nos primeiros três meses de 2021.

Por tipologia, nas médias empresas existe uma expectativa de manutenção do número de postos de trabalho e nas grandes, pequenas e micro empresas uma perspetiva de redução.