A Câmara de Nelas e a Santa Casa da Misericórdia de Santar chegaram recentemente a acordo para o pagamento de um apoio de 125 mil euros. O diferendo remonta a agosto de 2017, quando as duas partes protocolaram um valor total de 250 mil euros para a construção do novo lar e centro de dia da instituição.

O município liderado por Borges da Silva diz que este entendimento confirma a “excelência do seu relacionamento na aproximação efetuada nos últimos tempos”. O diferendo já tinha sido denunciado em 2020, numa reunião do executivo da Câmara.

A Misericórdia levou o processo a Tribunal, por entender que, no protocolo celebrado em 2017, o apoio da Câmara não estava condicionado à integração do novo lar na rede pública da Segurança Social, ao contrário da opinião de Borges da Silva e do executivo municipal.

Agora, as duas partes acordaram que o pagamento da tranche em falta deverá decorrer em seis “parciais mensais, assim que o Lar for integrado na oferta da rede pública da segurança social”. O acordo foi comunicado por Borges da Silva ao restante executivo numa recente reunião da Câmara.