A cooperação do Município de Cantanhede com as juntas de freguesia do concelho tem associado um pacote financeiro na ordem dos 2,5 milhões de euros.

Parte daquela verba global já começou a ser transferida pela autarquia cantanhedense, em função da execução dos projetos negociados pela presidente da Câmara com os presidentes de junta, tendo entretanto a Assembleia Municipal aprovado mais uma série de propostas nesse sentido.

A nota enviada à MundialFM revela que até ao final do ano, outros processos idênticos serão submetidos à votação do plenário do órgão deliberativo municipal, de modo a serem desencadeados os mecanismos necessários para realização de diversas obras em equipamentos coletivos e na requalificação urbana das comunidades locais.

Além das verbas inerentes aos acordos de transferência de competências, o apoio da Câmara Municipal às freguesias contempla subsídios específicos decididos caso a caso e ainda a realização de diversas intervenções em regime de administração direta, com destaque especial na reabilitação da rede viária, através dos meios humanos e técnicos da Divisão de Administração Direta e de Apoio às Freguesias.

Em 2021, os custos desse processo deverão ascender a uma verba estimada de milhão de euros.