A Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, acolhe amanhã, quarta-feira, dia 6 de outubro, pelas 16 horas, a apresentação do livro “Mário Trindade: História de vida de um atleta paralímpico de excelência”, da autoria de Antonino Pereira, Professor Coordenador com agregação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, e Tadeu Celestino, Docente no Agrupamento de Escolas de Nelas.

A par dos autores, do atleta viseense e da sua treinadora, Eduarda Coelho, participam ainda desta iniciativa a Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, e o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço. Realizam a apresentação do livro Rui Garcia e Abel Figueiredo.

Segundo os autores, “a obra revela uma investigação abordada no âmbito da Sociologia do Desporto, que teve como propósito compreender, a partir do percurso de vida de Mário Trindade, atleta paralímpico de atletismo de cadeiras de rodas, os fatores determinantes que se encontram subjacentes à sua excelência no desporto adaptado”. Ao analisarem esse conjunto de fatores e evidências, Antonino Pereira e Tadeu Celestino salientam que “a história de vida de Mário Trindade, aqui interpretada, ajuda-nos a compreender que não é a deficiência que é incapacitante que limita, mas esta pode servir de ignição para se realizar o impossível, o sonho”.