A Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa-a-Nova, foi distinguida com o prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e Agenda 2030” pelo projeto “30 dias, 30 livros – A Maior Flor do Mundo: biodiversidade à nossa volta”, que aposta na educação das crianças enquanto agentes estratégicos de mudança na área do desenvolvimento sustentável.

“É uma distinção com um significado muito especial, tendo em consideração a recentragem estratégica do desenvolvimento de Condeixa que temos vindo a promover, através das melhores boas práticas na área da sustentabilidade. O projeto agora distinguido assegura, de forma criativa e através da literatura, que as nossas crianças são educadas e sensibilizadas para se tornarem agentes transformadores no paradigma de desenvolvimento”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, felicitando todos os envolvidos no projeto.

Atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o prémio será entregue à Biblioteca Municipal de Condeixa na sessão comemorativa do 49º aniversário da BAD, a 7 de dezembro de 2022.

“O júri considerou o projeto enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que serve como motor de difusão e divulgação dos próprios ODS ao assumir anualmente o caráter exploratório destes temas com o ensino básico e pré-escolar. Simultaneamente, promove a leitura e o acesso à informação e à educação, para grupos escolares que não possuem acesso à biblioteca escolar”, destacam os promotores do prémio, considerando ainda que o projeto vencedor de Condeixa representa uma “boa abordagem para um projeto nacional para difundir os ODS de uma forma concertada”.

O projeto “30 dias, 30 livros” é um serviço que a Rede de Bibliotecas de Condeixa (RBC) promove desde 2010 e que assenta na itinerância de livros pelos Jardins-de-infância e Escolas Básicas de 1.º ciclo do concelho de Condeixa que não possuem biblioteca escolar, e no desenvolvimento de atividades pedagógicas em torno de uma temática selecionada anualmente.

Em 2017/2018 o projeto “30 dias, 30 livros” foi estruturado com base nas novas diretrizes do Plano Nacional de Leitura 2017-2027, passando a integrar o projeto de âmbito nacional “A maior lição do Mundo” e as diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Nesse sentido, para além da criação de conjuntos itinerantes que incluíssem títulos relacionados com a promoção destas áreas, a equipa da Rede de Bibliotecas de Condeixa associou-se à Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável (Universidade de Coimbra), desenvolvendo um conjunto de ações pedagógicas mensais que incluíram sessões de leitura, atividades plásticas centradas biodiversidade, jogos pedagógicos, culminando com uma visita ao Jardim Botânico, em Coimbra.