O Governo restringiu a circulação entre concelhos, este fim-de-semana, e vários cemitérios vão estar encerrados, por ordem camarária. Outros estarão abertos, mas com regras.

Em declarações à Antena 1, o presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado, admite que não há concertação entre autarquias e a decisão depende da situação epidemiológica de cada concelho:

Manuel Machado lembra ainda que os cemitérios que vão estar de portas abertas terão vigilância reforçada e cada autarquia decide as medidas de segurança, que devem ser fiscalizadas pela Polícia Municipal.

A Direção-Geral de Saúde esclarece que não tem qualquer interferência nas medidas tomadas pelas autarquias. Entre as restrições aprovadas por cerca de 180 municípios de todo o país, entre os quais VN Poiares, Cantanhede e Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, ou Gouveia, na Guarda, contam-se o uso obrigatório de máscara e luvas; desinfeção das mãos ou proibição da partilha de materiais de limpeza ou outros.

São proibidos ajuntamentos superiores a 5 pessoas e há limite de pessoas junto às campas e de tempo de permanência nos cemitérios. Para informações mais detalhadas, os interessados devem contactar as respetivas câmaras municipais.