A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima está preocupada com a violência doméstica em Portugal. Os últimos dados indicam que, desde janeiro, já morreram 13 mulheres neste contexto, número próximo do total registado durante todo o ano de 2021.

Em declarações à Antena 1, o presidente da APAV dá conta dessa preocupação:

Ainda segundo a rádio pública, o Instituto Nacional de Estatística vai avançar com um inquérito para se compreender melhor o fenómeno. João Lázaro considera que será uma ferramenta valiosa:

Aumento da violência doméstica causa alarme na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. A Comissão para a Igualdade de Género registou, nos primeiros três meses deste ano, oito casos de mulheres mortas em contexto de violência doméstica.

O ‘Jornal de Notícias’ contou mais cinco casos até segunda-feira, o que perfaz um total de 13 mortes, desde o início do ano, número próximo do total de 2021, em que houve um registo de 23 vítimas mortais, 16 mulheres, duas crianças e cinco homens.