O ano de 2022 ainda agora começou, mas há um conjunto de projetos e objetivos que o Município da Mealhada quer ver concretizados, a começar pela Feira de Artesanato.

Em entrevista à MundialFM, o presidente da Câmara disse ser “um otimista” e quer “acreditar que [é este ano que] vai acontecer a Feira de Artesanato”. Para António Franco, este certame “é um evento que aproxima a população, os pequenos produtores e artesãos da região”.

Mas as propostas deste concelho, do distrito de Aveiro, não ficam por aqui. As obras no Tribunal da Mealhada é outro dos “projetos que querem desenvolver, durante este ano”, dando início “ao trabalho de recuperação daquele edifício, que representa a democracia, e criar condições, não só para quem lá trabalha, mas também para quem utiliza aquele espaço”.

A aposta na mobilidade das pessoas dentro das vilas e das aldeias também é uma prioridade do Executivo. Na ótica de António Franco, “a Mealhada é um conjunto de várias aldeias e freguesias [às quais têm de dar] atenção”. Por isso, numa primeira fase, vão “apostar nas sedes de freguesia, para que as pessoas sintam que têm os serviços a funcionar”.

A este respeito, o autarca mencionou outros projetos estruturantes, tais como, “a recuperação do Rio Cértima e seus afluentes, resolver os problemas de acessibilidades e preparar projetos para fixação de pessoas”. Para isso, a autarquia pretende desenhar propostas para incentivar a recuperação do património e torná-lo mais atrativo, porque “o espaço público tem de ser atrativo para que as pessoas possam viver no centro das aldeias”.

Ao nível da educação, há já um plano em marcha, relacionado com a área ambiental, e que, segundo o autarca, está a funcionar bem. Consiste “em incentivar os mais novos a defenderem o ambiente, como por exemplo, a compostagem, a sensibilização dos pais e avós para produtos que se podem reutilizar”.

A área da saúde também é prioritária para o Município. Neste sentido, nos próximos quatro anos, há a intenção de colocar “desfibrilhadores, em pavilhões e zonas frequentadas pela população”. A par disto, existe o objetivo de tornar a Mealhada, num concelho saudável, onde seja possível fazer desporto, caminhadas e outras atividades em prol da saúde e bem estar da população.

Além das medidas concretas pensadas para melhorar o concelho, o presidente da Câmara da Mealhada deseja acima de tudo que haja “saúde e boa disposição por parte de toda a população”.

Ouça a entrevista na íntegra: