O Governo deverá decidir, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, aliviar as restrições pandémicas, num processo que será gradual, com vários níveis, até ao levantamento completo.

Recorde-se que, no final da reunião de terça-feira, que juntou peritos e políticos, no Infarmed, em Lisboa, a ministra da Saúde referiu-se à alteração da matriz de risco e do número de internamentos em cuidados intensivos, como fatores a ter em conta:

Os peritos consultados pelo Governo sugerem a evolução das medidas de restrição de acordo com a taxa de vacinação contra a covid-19 e insistem na importância do controlo de fronteiras.

A ventilação ou climatização adequada dos espaços, o uso do certificado digital e a autoavaliação de risco, são as três regras a aplicar em qualquer dos quatro níveis definidos de acordo com a taxa de vacinação.

Será então com base no que ouviu, que o Governo decidirá, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, se altera as medidas em vigor no âmbito do combate à pandemia.

A reunião começa às 13 horas, no Palácio da Ajuda, em Lisboa. De referir que o Presidente da República foi o convidado do programa ‘Circulatura do Quadrado”, da TVI, esta quarta-feira.

Questionado sobre a pandemia, Marcelo Rebelo de Sousa considera que é altura do Governo criar uma nova narrativa:

Nesta entrevista, o Chefe de Estado pediu consistência e clareza da parte das autoridades sanitárias, considerando ainda que os atores políticos foram desgastados e têm de se renovar.