No âmbito do programa europeu Erasmus +, o Município de Albergaria-a-Velha está a participar no projeto E-Quality, que consiste na partilha de boas práticas na área da inclusão e diversidade nas áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto. Além do Município Albergariense, as entidades parceiras são os municípios franceses de Rillieux-la-Pape e Nantes e o município alemão de Ditzingen.

Na educação inclusiva, as entidades intervenientes devem, em parceria, mudar a sua perspetiva sobre a deficiência e a alteridade. As crianças e os jovens devem ser valorizadas pelo seu potencial de ser e agir, sem as suas supostas ou reais incapacidades serem um impedimento para o seu desenvolvimento pessoal e integração na comunidade.

O projeto E-Quality é inovador na forma como pensa o lugar da diversidade no sistema educativo e na valorização da inovação pedagógica na prevenção do risco de abandono escolar de uma forma verdadeiramente inclusiva. Após uma visita recente a Nantes, para conhecer as boas práticas educativas na área da inclusão, Albergaria-a-Velha vai receber os municípios parceiros da França e Alemanha nos dias 24, 25 e 26 de maio.