A iniciativa “Educar de Dentro para Fora” do Ac. Viseu foi distinguida pela Fundação do Futebol no mês de dezembro.

Através de um vídeo com a leitura de uma carta, os jovens adeptos da Formação do Ac. Viseu procuraram transmitir uma forte mensagem sobre os valores do futebol, da amizade e da entreajuda, procurando mudar os comportamentos do relvado para as bancadas.

Carlos Ferreira, Coordenador Formação Ac. Viseu, recebeu o prémio das mãos de Raquel Esperança, Presidente Conselho Fiscal da Fundação do Futebol, explicou que esta iniciativa vem no seguimento de alguns comportamentos que devem ser corrigidos. “Como vamos assistindo a situações menos boas, nada melhor do que os nossos jovens passarem a mensagem de dentro para fora do que é o código de ética e os valores morais”, disse. Também o presidente do clube viseense, Mariano Maroto Lopez, fez questão de explicar que este é um dos objetivos do clube “este não é um projeto só desportivo, sabemos que temos também o dever de educar as pessoas dentro do clube”.

Raquel Esperança, Presidente Conselho Fiscal da Fundação do Futebol, justificou a entrega desta distinção: “o que nos chamou à atenção foi o facto de existirem nas bancadas situações menos bonitas, e ver que os próprios jovens jogadores estão sensibilizados para elas e gostariam de ver uma mudança”.

Foram três as iniciativas distinguidas no último mês do ano, além do Ac. Viseu, também a Fundação Sporting, com a campanha “Deixa a Tua Marca” e as “Bolsas de Estudo” da Fundação Marítimo Centenário foram agraciadas, num mês em que, em conjunto, os clubes fizeram cerca de 100 ações.