A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou, esta segunda-feira, para o risco de novas cheias devido ao agravamento do estado do tempo e reforçou os conselhos à população.
Em conferência de imprensa, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, explicou que dada a situação meteorológica decidiu-se elevar o nível de alerta de amarelo para laranja em oito distritos:
À SIC Notícias, Maria João Frada, do IPMA, referiu que o maior impacto climatérico será sentido ao final do dia de hoje:
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, deixou um apelo a todos os portugueses:
Perante o risco de inundações em meios urbanos existente durante o dia de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apelou para que as pessoas se autoprotejam.
O período crítico será entre as 21:00 e as 09:00, com possibilidade de trovoadas e rajadas fortes de vento.