A segunda fase do desconfinamento arrancou esta segunda-feira. O dia ficou marcado pelo regresso às aulas presenciais dos alunos dos 2º e 3º ciclos, reabertura de museus, monumentos, galerias de arte e esplanadas de cafés e restaurantes, neste caso com limite de 4 pessoas por mesa.
Este levantar de restrições foi anunciado por António Costa, no final do Conselho de Ministros da última quinta-feira:
Por todo o país, foram milhares os alunos que regressaram às escolas, depois de um 2º período, quase todo em casa, com aulas à distância.
Em Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, este regresso foi saudado pelo diretor do Agrupamento de Escolas. Eduardo Sequeira deixa, no entanto, um apelo ao cumprimento das regras:
Segundo este responsável, eventuais lacunas surgidas durante o ensino à distância vão ser colmatadas rapidamente:
O diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares espera que este regresso seja definitivo, uma vez que nada substitui o ensino presencial:
De recordar que o plano de desconfinamento prevê o regresso às aulas presenciais dos alunos do Ensino Secundário e Superior, no próximo dia 19. Ainda na área do ensino, mais de 150 mil docentes e não docentes começaram a ser testados esta segunda-feira, num processo qua vai decorrer até sexta.
Esta segunda fase de testagem abrange todos aqueles que trabalham de perto com os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, que agora regressam às salas de aula.
Esta semana voltam ainda a ser testados os professores e auxiliares do pré-escolar e 1.º ciclo nos 19 concelhos de maior risco, entre os quais Carregal do Sal e Cinfães, no distrito de Viseu; Figueira da Foz, Penela e Soure, em Coimbra, e Figueiró dos Vinhos e Marinha Grande, no distrito de Leiria.
Como é sabido, este desconfinamento está a ser feito a “conta-gotas”, baseado na análise diária dos números da pandemia.
Apesar da situação positiva, o presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, João Henriques, apela ao comportamento responsável dos cidadãos, no dia em que começou a segunda fase do desconfinamento:
O autarca referiu ainda que a feira e o mercado vão reabrir brevemente:
Reabertura da feira e do mercado semanal de Vila Nova de Poiares está para breve, de acordo com o presidente da Câmara.
João Henriques pede contenção aos cidadãos nesta segunda fase de desconfinamento, para que a situação não volte a piorar, com as consequências daí decorrentes.


