A Guarda Nacional Republicana (GNR) localizou em Pombal três menores, com idades entre 13 e 17 anos, que estavam dados como desaparecidos na Alemanha, revelou esta quarta-feira a força de segurança em comunicado.
A descoberta ocorreu durante uma operação de fiscalização que visava a interceção de uma viatura com matrículas falsas. No interior do veículo seguiam dois menores — um rapaz de 13 anos e uma jovem de 15 — além do condutor, um jovem de 18 anos, que acabou detido por tráfico de estupefacientes, condução sem carta e furto de veículo.
Durante a revista, os militares apreenderam 360 doses de anfetaminas, além de duas chaves de viaturas furtadas na última semana nos concelhos de Leiria e Pombal.
Menores sinalizados na Plataforma Schengen
De acordo com a GNR, os jovens estavam sinalizados como desaparecidos na Plataforma Schengen, sistema europeu de cooperação policial. As diligências permitiram ainda localizar mais três pessoas, incluindo um homem de 39 anos, em Castelo Branco, e dois jovens de 17 anos, uma das quais também constava como desaparecida.
O detido foi presente esta quarta-feira ao Tribunal Judicial de Leiria, enquanto as autoridades continuam a investigar o caso em articulação com as autoridades alemãs e com o objetivo de assegurar o regresso dos menores ao país de origem.