Três crianças encontradas em casa usada para consumo de droga em Lisboa

Três crianças, todas com menos de sete anos, foram encontradas esta segunda-feira numa casa devoluta em Lisboa, conhecida por ser utilizada para consumo de droga. A descoberta foi feita por agentes da 36.ª esquadra da PSP, que encontraram os menores em condições de extrema vulnerabilidade.

Segundo a polícia, no interior da habitação estavam um bebé de dois anos e os seus irmãos, de três e sete anos, sozinhos, com sinais de falta de higiene e visivelmente subnutridos. As crianças vestiam roupas inadequadas para o frio e encontravam-se rodeadas de lixo, com restos de papel de alumínio e cachimbos usados no consumo de substâncias ilícitas ao alcance das mãos.

Os agentes localizaram mais tarde a mãe e o companheiro desta nas imediações, tendo ambos confirmado que os menores não residiam oficialmente naquele espaço. O local é conhecido pelas autoridades como ponto de encontro de consumidores de droga.

As três crianças foram de imediato encaminhadas para avaliação médica e entregues aos cuidados das autoridades competentes. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lisboa foi acionada e está a acompanhar o caso.

O Ministério Público abriu um inquérito para apurar eventuais responsabilidades por negligência parental e exposição de menores a ambientes perigosos.

0